
Elisy Hainer
A importância de consultar uma profissional de terapia capilar
Problemas no cabelo são bem comuns e motivo de transtorno na vida de alguns homens e mulheres. Por se tratar de um problema tão frustrante, é até natural procurar soluções rápidas ou ficar empolgado ao descobrir uma solução que possa ser a resposta. Mas, a terapia capilar não é tão simples assim. Antes de qualquer coisa, é muito importante consultar um profissional.
O problema
A queda de cabelo é um exemplo de problema bem comum e desagradável, que afeta muita gente. Mas, não é o único.
A internet traz muitos benefícios e um grande acesso à comunicação, mas também muitas respostas que não se aplicam a certas situações, ou que estão simplesmente equivocadas. A desinformação é o principal problema, e usar um tratamento que não se aplica à sua situação, ou que é ruim para qualquer situação, pode trazer consequências péssimas para o seu couro cabeludo. Isso não se aplica somente a quedas, mas esse é um exemplo mais comum de problemas que têm solução "milagrosa". Mudar de cor ou melhorar o aspecto também são casos de soluções facilmente encontradas na internet, mas que raramente são as melhores.
Consulte um profissional
Por isso, a melhor medida é sempre consultar um profissional da terapia capilar. Ele vai poder te dizer se existe algum problema com os fios, no couro cabeludo ou em alguma área específica. Vai avaliar se o cabelo precisa de um tratamento mais sério ou se soluções rápidas são suficientes para lidar com um problema que possa ser pontual.
Não procurar essa opção e optar por um tratamento sem consulta, pode agravar um problema que poderia ser resolvido muito mais facilmente.
A terapia capilar
Um profissional de terapia capilar é capacitado para fazer uma consulta e uma análise bem detalhada do seu cabelo. Para isso, é feito um exame de tricoscopia, que usa aparelhos especializados para fazer um diagnóstico de tudo que envolva os cabelos. Isso inclui:
Análise dos fios;
Análise do couro cabeludo;
Hábitos capilares;
Hábitos alimentares.
Isso tudo é importante para avaliar qual é a condição dos cabelos e se eles estão recebendo os nutrientes que precisam. A partir dos problemas encontrados, ou não, são tomadas as medidas necessárias.
Caso haja algum problema como a tricose, por exemplo, que são alterações nos cabelos, primeiramente é realizado um tratamento terapêutico, para posteriormente focar na beleza.
Por isso é tão importante consultar um terapeuta capilar. Ele pode encontrar problemas que, outrora, passariam despercebidos, e fariam com que tratamentos fossem ineficazes, ou ainda que piorassem o problema. No caso de tricoses do fio do cabelo, por exemplo, que muitas vezes são ocasionadas por processos químicos ou mecânicos, como chapinhas, é fundamental aplicar soluções que recuperem a saúde capilar.
Nesse caso, a solução pode ser uma soroterapia, que é a aplicação de blends de produtos tricoterápicos que irão devolver ao cabelo a saúde anterior. Pode ser feita também uma limpeza hidrofóbica ou uma estabilização capilar. Mesmo dentro da terapia capilar, existem diversas soluções, e cada uma é adequada para determinadas situações específicas.
Agora, imagine soluções aleatórias encontradas por aí. Se o cabelo está fraco por conta de problemas relacionados a produtos, ou procedimentos aplicados a ele, usar outros tratamentos sem nenhum critério dificilmente será a melhor solução.
Por isso, consulte sempre uma terapeuta capilar.

A melhor medida é sempre consultar um profissional da terapia capilar.